(COM)PASSOS, exposição coletiva, Biblioteca Municipal José Saramago, Odemira
com os artistas Andrea Polli, Anna Isaak-Ross, Carla Rebelo, Christina Grubber, Dalila Honorato, Elisa Ferreti, Joan Linder, Jorge Leal, Marthin Rozo, Mónica Garcia, Sofia Mordido Aires
(com) passos é uma exposição que pensa os corpos desta paisagem, esta mesma que nos rodeia e da qual fazemos parte. Não são os nossos corpos, são os corpos dos outros: o lodo que abanca nas margens do rio Mira, as canas que se alastram por qualquer vazio que encontram, as ondas sonoras do chilrear dos pássaros e do badalar do sino, a textura das pernadas dos pinheiros, as trocas constantes de matéria que acontecem debaixo dos nossos pés e até os ninhos das andorinhas. Todos eles foram aqui chamados, como testemunhos deste território.
Esta seleção de obras documenta a constante mudança da paisagem, com atenção aos diferentes planos de fragilidades que lhe fazem parte. Movidos a diferentes ventos e vontades, estes 11 artistas desenvolveram projetos de investigação na Cultivamos Cultura, dando corpo às suas próprias inquietações. Incorporaram-na através de rotinas diárias, caminhadas, movimentos, recolhas e registos experimentais que demonstram uma atenção ao pormenor e assumem perspetivas de outros corpos.
Este é um convite a três tempos: à nostalgia, para revisitarmos as peripécias que aqui nos aconteceram; à inquietação, para ponderarmos o caminho que estamos a construir em conjunto; e à presença, para sentirmos a capacidade que temos de nos transformarmos em função deste lugar, incorporando os corpos uns dos outros.
Diana Mordido Aires