FISSURA, exposição coletiva, galeria da FBAUL
Encontraram uma fissura entre o tempo e o espaço… e entraram nela.
A exposição Fissura convida o público a atravessar o limiar entre a percepção e a ação, chegando a lugares onde as imagens, como fragmentos de matéria e memória, se formam. É nesse intervalo, nessa distância, que o olhar se expande, surgindo potências ocultas de espaços, corpos e ideias.
Os trabalhos reunidos aqui não buscam resolver as distâncias ou preencher os vácuos, mas sim amplificá-los, transformando-os em territórios de experimentação. Seja a partir de uma observação atenta, de uma lembrança perdida ou de uma história bem contada, podemos ver novas camadas de quem somos e de onde estamos. Entre os cantos descobertos nessa fissura, colecionam-se artefactos e recolorem-se paisagens, desafiando a sobrevivência ao revelar medos e coragens.
A seleção de obras se enreda nesses vãos e encosta no que normalmente nos escapa. Realizadas no contexto de investigações da Cultivamos Cultura, os artistas Ana Baleia, Dalila Honorato, Elisa Ferretti, Ellen Wettmore, Jorge Leal, Pavel Romaniko, Lena Ortega & Robertina Šebjanič e Mellissa Monsoon reúnem-se no pensar de novas formas de ver entre essas fissuras.
Sally Santiago